
Moradores de São João da Boa Vista (SP) relataram viver momentos de desespero ao ver a água da chuva invadir as casas a noite de terça-feira (22). A enxurrada do temporal inundou ruas, derrubou muros e arrastou carros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A chuva começou por volta das 19h40. O Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) informou que choveu cerca de 94 milímetros em uma hora.
Ao menos 50 famílias ficaram desalojadas. A Rua Prudente de Moraes, no Centro, foi uma das mais atingidas. Na manhã desta quarta-feira (23), moradores retiravam os móveis que foram destruídos pela água e lama. Na Rua Floriano Peixoto, equipes da prefeitura trabalham para retirar a sujeira.
Uma casa que fica ao lado do córrego foi interditada porque o chão da sala afundou. No bairro Recanto do Bosque, o muro de um hospital particular desabou. A área foi interditada. A água também invadiu os corredores da Santa Casa. Durante o temporal, bombeiros usaram botes para resgatar alguns moradores.
A cidade tem dois piscinões e córregos, mas eles não foram suficientes para suportar os 94 milímetros de chuva. “A situação já é menos grave do que era no passado, mas ainda persistem esses problemas”, avaliou Jean Azarias, diretor de Meio Ambiente. Equipes da prefeitura e da Defesa Civil realizam a limpeza em vários pontos da cidade e no córrego São João, mas o trabalho não pode ser feito com máquina. “É uma limpeza manual e não consegue atingir uma profundidade tão grande”, disse. Segundo ele, seria necessário ter um projeto de macrodrenagem.