https://www.instagram.com/makradio_oficial/?hl=pt-br
PREFEITURA REALIZA AMPLA RECUPERAÇÃO DE SUAS FONTES E FONTANÁRIOS
20/09/2022 16:50 em Novidades

Poços de Caldas tem em suas águas, o seu maior patrimônio. Abundante em todo o município, é servida à população, gratuitamente, por meio de fontanários que oferecem águas minerais, sulfurosas ou água potável, tratada e mantida pelo DMAE. São 21 locais, onde população e turistas podem não apenas matar sua sede mas também encontrar a cura para diversos problemas de saúde. Além dos fontanários, as águas de Poços de Caldas também são homenageadas em diversos monumentos e fontes luminosas, com complexos aquáticos que impressionam pela beleza e originalidade, como a Fonte Luminosa, no Parque José Affonso Junqueira e o complexo aquático em frente à Câmara de Vereadores.

Pensando em toda esta beleza e no intuito de recuperar esses logradouros, maculados pelo tempo e também pelo vandalismo, a Comissão Organizadora dos 150 anos de Poços, a serem completados no próximo dia 6 de novembro, propôs uma ampla reforma de todos estes locais. O trabalho foi proposto também levando em consideração a indicação de vereadores como Claudiney Marques, preocupado com a situação dos fontanários do município. “Este é um projeto que está envolvendo diversas secretarias municipais, sob a coordenação do DMAE. A ideia é homenagear Poços de Caldas, restaurando seus fontanários, expondo toda a beleza e também a qualidade das águas do município”, ressalta Paulo Ney de Castro Jr, presidente da comissão organizadora dos 150 anos de Poços. O trabalho de recuperação teve início pela Fonte do Monjolinho, reinaugurada em março deste ano, após completa restauração. Já no mês de julho, foi a vez da Fonte das Rosas, Fonte dos Amores e também da Fonte Luminosa, que teve seu mecanismo de jatos de água recuperados e também a iluminação, acionada conforme vão se alternando os jatos , num espetáculo único de um verdadeiro balé das águas. A Fonte dos Amores também passou por limpeza e reparos pontuais. Outros fontanários de água potável cujas obras já foram concluídas: Fontanário Santa Terezinha; Leãozinho; Fontanário Ipê, Santa Rosália, Parquinho Vila Nova; Biajo Varalo; Martinico Prado; Sebastião Trindade; Teresina Rocchi. As intervenções nos fontanários José de Jacó ( em frente a Prefeitura) e também na rua Cambará estão em andamento. Também os logradouros José Francisco da Silva, fontanário do Mercado, Fontanário Filtro e Iolanda serão iniciados em breve.

 

Também as fontes luminosas da Praça dos Macacos, das Rosas, o Complexo Aquático Vereador Eduardo de Paiva (Câmara) e a Fonte Luminosa já foram recuperados. Outras fontes que passarão por reformas serão as da Praça do Museu, da Rodoviária, da Praça dos Imigrantes, da Praça da Vila Cruz, os chafarizes do Parque José Affonso Junqueira, além do fontanário de água potável próximo à estação do Teleférico Qualidade A qualidade da água oferecida à população é monitorada pelo DMAE, que faz análises periódicas. Os resultados podem ser acessados através de placas com QR code, afixadas nos fontanários. Para acessar , basta apontar a câmera do celular para o código. Em todas estes fontanários, onde boa parte da população capta água para consumo domiciliar, é feita a limpeza, higienização e, na maioria dos casos a cloração. Semanalmente é feita uma análise bacteriológica e a cada três meses, uma análise físico-química pelo laboratório do DMAE.

COMENTÁRIOS